CABO FRIO – PRIMEIRA CIDADE A OUVIR O CLAMOR DAS RUAS

Deu no Blog: http://www.carpediemluciana.com/2013/07/cabo-frio-primeira-cidade-ouvir-o.html

Nos últimos dias vimos manifestações por todo o país. O povo foi para as ruas e se fez ouvir. Foram organizados diversos protestos através das redes sociais.
Em Belo Horizonte, reunião plenária da Câmara ocorrida sábado passado não aprovou a abertura da planilha de cálculo das tarifas do transporte coletivo. Desde então, a Câmara Municipal está ocupada por cidadãos ali acampados, dia e noite, que, de maneira pacífica e organizada, discutem temas e votam quesitos para serem colocados em reunião que até hoje aguardam com o prefeito municipal.
Em contrapartida, vemos em Cabo Frio uma situação completamente diferente, em que o próprio prefeito propôs uma revisão geral, junto à população, de todo o seu plano de governo. Propôs ao povo participação direta na tomada de decisões em diversas áreas. Se adiantou até mesmo ao governo federal, foi o primeiro governante a dar ouvidos ao clamor popular que vinha das ruas.
E, em relação ao transporte público, também teve atitude inédita: marcou uma audiência pública para abrir a planilha de custo da passagem de ônibus. Será, no Brasil, a primeira audiência pública deste assunto após o movimento das ruas. Acontecerá amanhã, dia 03/07,  às 10 h, no Tamoyo Esporte Clube, na cidade.
Nas atitudes é que percebemos a diferença no respeito devido ao cidadão. Enquanto uns e outros permanecem fechados na velha forma autoritária de fazer política, o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, dá o exemplo mostrando que política hoje não se faz no silêncio dos gabinetes sem ouvir a voz da população. Ele não se faz esperar, e vai até a população.
Já dizia o grande Milton Nascimento: “todo artista tem de ir aonde o povo está”. E eu digo que a Política (com P maiúsculo) é a arte de encontrar caminhos para a conciliação de interesses diversos em prol da realização do bem comum, portanto o político também é um artista, logo, também deve ir aonde o povo está. É esta a atitude que os cidadãos de hoje esperam de um político, isto que Alair soube captar tão bem e, de forma pioneira no país, aplicar em seu governo.
Luciana G. Rugani
Anúncios

Um pensamento sobre “CABO FRIO – PRIMEIRA CIDADE A OUVIR O CLAMOR DAS RUAS

  1. Cabo Frio nunca decepcionou seu filhos…
    Seu texto está muiiiiiiiiito bom… Bom saber notícias por aqui…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s