Hoje é dia!

Hoje é dia de mudarmos as nossas frases que são quase eternas, aquelas frases que aprendemos quando crianças. Modificarmos seus conteúdos adaptando-os ao tempo atual.
Muitas vezes repetimos essas frases como papagaios, sem nos darmos conta do que dizemos. Falamos simplesmente por falarmos e esquecemos que a palavra é a concretização de um pensamento, é portanto aquilo que dá a forma e que dá a vida a um pensamento.
Com a colocação de palavras corretas nós conseguimos expressar melhor os nossos desejos e sentimentos e temos maior controle sobre o que dizemos e sobre a nossa memória do que foi dito, já que prestamos mais atenção em nós mesmos.
A frase: “Pau que nasce torto morre torto” eu pergunto, o que nos diz esta frase? Será que não é uma frase de acomodação diante do que fizemos ou deixamos de fazer? Ou será que esta frase é de conteúdo orgulhoso que diz que não quer mudar e que se o mundo quiser que mude?
Se analisarmos com a razão, veremos que um homem pra viver bem pede flexibilidade e que não pode se tornar um tronco inflexível assumindo uma postura infantil e despreparada para dar o “braço a torcer” sobre assuntos que ainda não domina.
Hoje também é dia de permanecermos com frases que são eternas na sua significação e a primeira que me lembro agora é a de Jesus quando disse: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ele não disse para amarmos uns aos outros como um prostituto ou uma meretriz, mas disse que amemos com o exemplo que ele nos passou em toda sua vivência pedagógica. A própria frase se sustenta na medida em que refletimos diante da evolução humana. Nós encontramos embasamento e acreditamos que é o melhor a ser feito diante de tanta belicosidade que persiste ainda no comportamento de todos nós.
Haja vista tudo que assistimos no trânsito do dia a dia, em especial em viagens nas estradas consideradas de via rápida, assistimos constantemente a um total desrespeito e até desumanidade quando um veículo, que pesa toneladas, roda sobre um asfalto com um condutor embriagado ou raivoso.
Este é um simples exemplo de como ainda somos belicosos e maldosos e ainda insistimos em não mudarmos a nós mesmos, mesmo assistindo no dia a dia a tantas atrocidades que levam as estatísticas ao nível das piores do planeta.
Este último feriado foi classificado como um dos feriados mais violentos nas estradas. Vidas e vidas foram ceifadas, e em um carro de Minas Gerais toda uma família deixou de comemorar novos feriados e natais.
Tem uma outra frase que gosto também é Carl Gustav Jung “Aquele que olha para fora sonha. Mas o que olha para dentro acorda”. Tem muito tempo que admiro esta frase, pois ela vem de encontro à nossa consciência que necessita ser sacudida e modificada a todo momento, ela é a explicação de que temos uma alma que evolui e progride mesmo tendo cometido vários erros e enganos. Ela nos coloca na posição de observadores de nós mesmos, de nossas atitudes e de nossas falas (como mencionamos no texto acima).
Vemos na vida então frases que nos estacionam como seres humanos e frases que nos dão entendimento e direcionamento para seguirmos caminhos melhores.
Um dia lemos e acreditamos em histórias infantis, e em outro dia assumimos nosso próprio destino e nos tornamos adultos, sabedores de que na vida é preciso abrir mão de algumas coisas fúteis e ilusórias para a conquista de um futuro mais consistente e ético, e para isso as frases que os grandes mestres nos deixaram muito podem nos ajudar na reforma de nossos hábitos e caráter.

Hairon H. de FreitasPomba da paz

Deixe um comentário